Acordo do Brexit é aprovado, mas Parlamento impõe nova derrota a Johnson

Legisladores recusaram cronograma proposto pelo premiê para votar todas as emendas do pacto sobre a saída da UE até 31 de outubro
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, obteve nesta terça-feira, 22, a aprovação preliminar do Parlamento para o seu acordo de saída da União Europeia (UE). Logo depois, contudo, sofreu mais uma grande derrota com a rejeição pelos legisladores do cronograma acelerado proposto para terminar de discutir a sua proposta antes de 31 de outubro, a data marcada para o Brexit.
O acordo de Johnson para o Brexit foi aprovado por 329 votos a favor e 299 votos contrários. Esta foi a primeira vez que a Câmara dos Comuns apoiou uma proposta de saída negociada pelo governo britânica com o bloco europeu.
A medida foi uma vitória para o premiê, mas foi logo ofuscada pela decisão dos legisladores de votar a chamada “moção do programa”, que estabelecia um cronograma acelerado para o Parlamento discutir e votar todas as emendas e detalhes do acordo. O objetivo de Johnson com a medida era garantir que todo o pacto estivesse aprovado antes de 31 de outubro.
A Câmara dos Comuns, contudo, rejeitou o cronograma por 322 votos contra e 308 a favor. Isso significa que as legiuslações necessárias para minimizar os impactos de uma saída da UE não estarão finalizadas até a data prevista do divórcio.
Johnson havia dito anteriormente que se não conseguisse votar todo o acordo até 31 de outubro convocaria novas eleições. (Veja)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.