Lula pede que Dilma 'levante a cabeça'

Ex-presidente saiu em defesa da petista e disse que ela deve deixar a corrupção para o Ministério da Justiça e 'não pode e não deve ficar dando trela'
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante ato nacional em defesa da Petrobrás e do Brasil, promovido pela Federação Única dos Petroleiros e sindicatos filiados, realizado na Associação Brasileira de Imprensa, no centro do Rio de Janeiro
Rio - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na noite desta terça-feira, 24, que a presidente Dilma Rousseff “levante a cabeça”, em meio aos recentes desgastes por causa dos casos de corrupção na Petrobrás. “A nossa companheira Dilma Rousseff tem que deixar o negócio da Petrobrás para a Petrobrás, a corrupção para o ministro da Justiça ou para a Polícia Federal. A Dilma tem que levantar a cabeça e dizer: ‘Eu ganhei as eleições’”, afirmou em ato convocado pela Central Única de Trabalhadores (CUT) e Federação Única dos Petroleiros (FUP) em defesa da estatal petrolífera na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio de Janeiro.
Lula completou que a presidente “não pode e não deve ficar dando trela, senão a gente fica paralisado”. Para o petista, não devem ser prejudicados a Petrobrás, os acionistas nem a cadeia de produção. O ex-presidente disse ainda que tem orgulho da estatal e de ter participado “da maior capitalização da história do capitalismo mundial, que foi a capitalização da Petrobrás, na Bolsa de Valores na cidade de São Paulo”. Também disse ter orgulho de ter feito a petroleira “se tornar uma das mais importantes do planeta”.
No discurso, destacou que quando alguém comete um erro é preciso que se puna. “O que não pode é jogar a Petrobrás fora por meia dúzia de pessoas”. O mais esperado do evento, Lula foi o último a discursar, chamado pela plateia, que gritou: “Lula guerreiro, do povo brasileiro”. 
Caça às bruxas.Convocado pelo líder do Movimento dos Sem-Terra (MST), José Pedro Stédile, a voltar às ruas, o ex-presidente disse também que apoio não lhe falta. “Tudo que a Marisa (esposa de Lula) quer é que o Lulinha volte a ser o Lula de sindicato de São Bernardo. Tudo que a Marisa quer é que eu volte há 40 anos”, afirmou o petista. Lula defendeu ainda que não se promova uma caça às bruxas em função do esquema de corrupção na Petrobrás. Segundo ele, não se pode criminalizar pessoas e políticos sem antes apurar os fatos e de uma decisão da Justiça.
ATO EM DEFESA DA PETROBRÁS É MARCADO POR BRIGAS NO CENTRO DO RIOAntonio Lacerda/EFE Polícia acompanhou ato e atuu para apartar os confrontos





                     


“Estou percebendo que eles continuam fazendo hoje o mesmo que fizeram a vida inteira. A ideia básica é criminalizar antes, tornar você bandido antes de ter sido investigado e criminalizado. O problema é que se eu compro uma inverdade, ela vira verdade no inconsciente de milhões de pessoas”, disse Lula. “Estão partindo do pressuposto que o objetivo é punir a Petrobrás e criminalizar política. Mas toda vez que se tentou criminalizar política, o resultado foi sempre pior”, completou ex-presidente, citado a Itália como exemplo, onde o político Silvio Berlusconi é alvo de investigações.
A criminalização, segundo Lula, não fica restrita aos assuntos envolvendo a estatal. “Estamos vendo no Brasil criminalização da ascensão social de uma parte da população brasileira”, criticou.
Lula ainda disse sempre ter defendido a Petrobrás e se orgulhar da empresa. “Eu sou o presidente que mais tem camisetas da Petrobrás, mais do que o funcionário mais antigo da Petrobrás. Eu sou o presidente que tem orgulho de, em 2002, ter feito minha campanha defendendo a Petrobrás, a indústria naval brasileira e o conteúdo nacional”, afirmou.
estadão

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.