ÁSIA - Estrela de Bollywood é condenada a 26 anos de prisão por blasfêmia


Justiça paquistanesa considerou ofensiva participação da atriz em cena que fazia referência ao casamento da filha do profeta Maomé

A atriz paquistanesa Veena Malik (Getty Images)
A atriz de Bollywood Veena Malik, de 30 anos, foi condenada a passar 26 anos atrás das grades por uma Corte antiterror do Paquistão. A sentença menciona “atos maliciosos de blasfêmia” devido à participação da atriz em um programa de TV que fazia referência ao casamento da filha do profeta Maomé.
Veena, que mora em Dubai, ficou chocada com a sentença. “Vinte e seis anos é uma vida inteira”, declarou ao jornal Gulf News. Ela afirmou que vai voltar ao Paquistão no mês que vem para contestar a decisão. “Eu já enfrentei altos e baixos na minha vida, mas tenho certeza de que não fiz nada errado”.
Também recebeu a mesma sentença o marido de Veena, Asad Bashir Khan, que também aparece na cena, e ao dono da emissora, Mir Shakil-ur-Rahman. O programa foi ao ar em maio, e mostrou Veena dançando com o marido enquanto músicos sufi (corrente mística do islamismo) cantam uma música religiosa sobre o casamento da filha do profeta.
No mesmo mês foi apresentada a acusação de que a imagem de Maomé havia sido corrompida. Depois disso, a emissora emitiu um pedido de desculpas, enquanto Veena e Khan deixaram o país. 
“Os atos maliciosos proclamados pelos réus provocaram indignação em todos os muçulmanos do país e machucaram seus sentimentos, o que não pode ser encarado de forma leve e precisa ser combatido”, diz a sentença.
O tribunal fica em Giglit, região controlada pelo Paquistão mas que é parte da da Caxemira, disputada com a Índia. Desta forma, as decisões geralmente não são aplicadas em todo o território paquistanês, informou o jornal The Guardian.
Matéria retirada de veja.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.