ENTREVISTA DA SEMANA - Dra. Myrna Serapião


. Doutora em Oftalmologia pela UNIFESP
. CASO- Centro Avançado de Superfície Ocular- UNIFESP
. Ambulatório de Alergia e Doenças da Superfície Ocular-     Instituto da Visão UNIFESP
. Chefe do Setor de Córnea de HOLHOS/SP
Amigos leitores,
Nosso desejo é trazer-lhes, semanalmente, entrevistas que falem de perto aos interesse da saúde, do trabalho daqueles que efetivamente constroem nosso país, e à vida laborativa de brasileiros que no dia a dia, salvam vidas na execução da tarefa médica, que  é um sacerdócio, haja vista não ter o merecido reconhecimento.
Hoje, para nossa satisfação, trazemos uma entrevista com a Doutora MYRNA SERAPIÃO DOS SANTOS, internacionalmente conhecida, filha de Itabuna, Bahia:

Vamos à entrevista:
BLOG - Doutora. Porque a estação de outono é mais propícia para incidência de irritação/alergia ocular?
R- Na verdade, dependendo do tipo de alergia ocular, os meses mais frios estão relacionados a exacerbação do quadro clínico, agindo o frio como desencadeante inespecífico da resposta alérgica.
BLOG - Quais são os sintomas que indicam que algo está errado?
R- Os principais sintomas que devem ser observados são prurido(coceira) acentuado, hiperemia(olho vermelho) e fotofobia ( sensibilidade à luz).
BLOG - Qual o primeiro procedimento indicado para o paciente? Procurar um profissional, adquirir um colírio, lavar os olhos...?
R- Compressas frias com soro fisiológico ajudam muito a reduzir os sintomas. Em seguida, o paciente deve procurar o médico para instituição do tratamento anti-alérgico adequado.
BLOG- Os colírios precisam de indicação médica? Em quais situações é indicado o uso de colírios?
R- Todos os casos de alergia ocular se beneficiam muito do uso de colírios anti-alérgicos denominados de múltipla ação, como por exemplo a alcaftadina, pois estes são capazes de tratar tanto a fase aguda do quadro alérgico, com prevenir novas crises. Outra indicação baseia-se no uso de lágrimas artificias, que também ajudam na melhora dos sintomas. Com exceção das lágrimas artificias, os demais colírios devem ser prescritos pelo médico.
BLOG - Porque os colírios não precisam de receita médica? Eles são "inofensivos"?
R- Cada vez mais os colírios precisam de prescrição médica para serem adquiridos. Isto é de suma importância para prevenir o uso indiscriminado dos mesmos, como por exemplo, os corticosteróides , que quando usados sem controle médico, podem levar a sérias complicações oculares.
BLOG - Como o paciente deve usar o colírio corretamente?
R- O paciente deve sempre seguir a prescrição médica, seguindo exatamente a frequência de instilação e o tempo de uso determinado para cada paciente. Cuidados também devem ser tomados para evitar a contaminação dos colírios.
BLOG - Em caso de não ocorrer tratamento adequado, uma irritação e alergia ocular pode ocasionar algo mais grave?
R- Existem formas mais graves de alergia ocular, as denominadas ceratoconjuntivites alérgicas, que se não tratadas adequadamente podem causar comprometimento da córnea, como úlceras e cicatrizes, podendo levar ao comprometimento da visão do paciente.
BLOG - Como se precaver de algum problema nessa e em outras estações? Como cuidar dos olhos?
R- Com relação aos pacientes alérgicos, deve-se evitar exposição aos desencadeadores já reconhecidamente envolvidos na exacerbação do quadro, como poeira(ácaros), umidade, fumaça, entre outros. O uso de colírios de lágrimas artificiais também colaboram na melhoria dos sintomas. E, no caso de crises alérgicas, o correto uso de colírios anti-alérgicos são imprescindíveis para controle do quadro.


2 comentários :

  1. Bela entrevista! Parabéns. Esclarecedora.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa esta reportagem! Parabéns!
    Mantenha esta coluna, pois é muito útil.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.